Bancada federal do Acre pede ao MDA ajuda para produtores atingidos pela cheia

sibapatrus
Foto: Salu Parente
 
A bancada federal do Acre solicitou nesta quarta-feira (4) a ajuda do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, para amenizar os efeitos da maior cheia da história do rio Acre. Coordenada pelo deputado federal Raimundo Angelim (PT-AC), a bancada relatou ao ministro a situação de calamidade que já causou R$ 52 milhões em prejuízos. A audiência pública foi intermediada pelo líder da bancada do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC). 
 
Segundo dados da Comissão Estadual de Avaliação de Prejuízos e Danos do estado, dezenas de comunidades rurais e quase cinco mil hectares estão alagados. Plantações inteiras de macaxeira, banana, milho, café, hortifrúti e outros produtos também foram completamente dizimados. 
 
Durante a audiência, o deputado Angelim fez um relato da situação de calamidade que o Acre, e especialmente Rio Branco, está passando “Só na capital são mais de R$ 21 milhões em prejuízos estimados na produção rural”, disse Angelim.
 
O coordenador também pontuou as perdas da produção agrícola dos ribeirinhos, e dos impactos daí decorrentes, e reivindicou prioridade no socorro aos produtores atingidos na disponibilidade de alimentos. Segundo ele, essa ajuda vai se somar aos esforços do Governo do Estado e das prefeituras para atendimento emergencial às famílias rurais. 
 
“O ministro já se prontificou em interceder junto à CONAB para disponibilizar alimentos aos atingidos”, informou Angelim. 
 
Os parlamentares solicitaram ainda a intervenção do ministério na repactuação junto às instituições financeiras quanto às dívidas provenientes de empréstimos bancários, bem como a criação de uma nova linha de crédito especial para os produtores rurais.
 
“A agilização no acesso dos produtores atingidos ao Programa Mais Alimentos – Produção Primária, uma linha do Pronaf destinada ao financiamento de investimentos em infraestrutura da propriedade rural, foi uma das providências asseguradas pelo ministro, neste sentido”, informou o coordenador da bancada acreana.
 
Os parlamentares fizeram um apelo no sentido de que o ministro priorize essa ajuda ao Acre de forma célere dada a situação de emergência. Eles também convidaram o ministro Patrus para visitar o Acre, com o objetivo de verificar in loco a situação e reunir-se com o governador Tião Viana e prefeitos das cidades atingidas para tratar do assunto.
 
“Acredito muito na sensibilidade do ministro Patrus. Neste momento de grande dificuldade por que passam os pequenos agricultores e ribeirinhos atingidos pelas cheias, estou confiante de que a ajuda do Governo Federal virá”, comentou o deputado Léo de Brito (PT-AC). 
 
Equipe PT na Câmara com Assessoria Parlamentar 
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também