Bancada do PT tem papel de destaque em votações que consolidam novo Brasil

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara teve uma atuação importante  na aprovação, pelo plenário,  neste primeiro semestre do ano,  de propostas consideradas prioritárias para o país  pelo seu grande alcance social. Algumas dessas matérias, inclusive de autoria de parlamentares petistas, são bandeiras históricas do PT.  Para o líder da bancada do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), é positivo o balanço dos trabalhos  do Congresso neste período. “A Câmara, sob o comando do presidente Marco Maia (PT-RS), com apoio da bancada do PT,  aprovou uma série de proposições que beneficiam positivamente a vida de milhares de brasileiros”, disse.                                       

Entre as matérias aprovadas e destacadas como fundamentais  pelo líder do PT está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 438/01), conhecida como PEC do Trabalho Escravo. A matéria tramitou por 17 anos, sempre com apoio incondicional de parlamentares do PT. A primeira PEC sobre  o tema foi apresentada em 1995, pelo ex-deputado Paulo Rocha (PT-PA), prevendo expropriação de terra – sem direito à indenização – para casos de exploração de mão-de-obra análoga ao trabalho escravo.

Destaque também para a aprovação da PEC 416/05, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que cria o Sistema Nacional de Cultura; do PL 2793/11, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que tipifica crimes cibernéticos; do PL 3754/12, relatado pela deputada Erika Kokay (PT-DF), que  unifica a eleição dos conselhos tutelares e obriga cada município a ter pelo menos um conselho tutelar;  e do PL 5607/09, que altera a Lei Seca para permitir, além do bafômetro, o uso de testemunhos, exame clínico, imagens e vídeos como meios de prova para confirmar o estado de embriaguez do motorista.

Outro destaque é o PL 6719/09, da CPI da Pedofilia, aprovada por unanimidade na Câmara em maio deste ano e que foi relatada pelo deputado João Paulo Lima (PT-PE). O projeto deu origem à Lei Joana Maranhão (Lei 12.650), já sancionada pela presidenta Dilma e que amplia  o prazo para a prescrição dos crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes. A lei foi sancionada em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo