Bancada do PT repudia cassação do mandato de vereadora petista que denunciou nazismo em cidade de Santa Catarina

Reprodução do Facebook de Maria Tereza Capra

A Bancada do PT na Câmara, em nota assinada pelo líder Zeca Dirceu (PR),  repudiou a decisão dos vereadores de São Miguel do Oeste (SC) de cassar, na madrugada deste sábado (4), o mandato de Maria Tereza Capra (PT), sob alegação de quebra de decoro parlamentar. “Trata-se de uma arbitrariedade e de clara perseguição política simplesmente pelo fato de a vereadora ter publicado, no ano passado, nas redes sociais, um vídeo com a denúncia de manifestação de vários participantes com gesto nazista em frente à base do Exército da cidade, em 2 de novembro de 2022”, denuncia a bancada.

Segundo o líder, “é inadmissível que tais fatos ocorram, sobretudo num momento em que o Brasil luta para resgatar a democracia e o Estado de Direito”. Assinalou também que “há evidências de parcialidade dos vereadores que conduziram o caso, bem como de falhas e vícios do processo”, além de ser uma decisão de caráter machista e misógino, uma vez que o ato arbit´raio foi tomado por dez homens vereadores.

Leia a íntegra da nota: 

 

“A Bancada do PT na Câmara repudia a decisão dos vereadores de São Miguel do Oeste (SC) de cassar, na madrugada de hoje  (4), o mandato de Maria Tereza Capra (PT), sob alegação de quebra de decoro parlamentar. Trata-se de uma arbitrariedade e de clara perseguição política simplesmente pelo fato de a vereadora ter publicado, no ano passado, nas redes sociais, um vídeo com a denúncia de manifestação de vários participantes com gesto nazista em frente à base do Exército da cidade, em 2 de novembro de 2022.

Maria Tereza tem recebido ameaças desde novembro, por ter cumprido seu dever como política e cidadã, num momento em que extremistas de direita ameaçavam a democracia e as instituições de Estado. A decisão de ontem, tomada por 10 homens, com a ausência de uma vereadora, denota também o viés machista dos vereadores de São Miguel do Oeste.

Há evidências de parcialidade dos vereadores que conduziram o caso, bem como de falhas e vícios do processo. É inadmissível que tais fatos ocorram,sobretudo num momento em que o Brasil luta para resgatar a democracia e o Estado de Direito.

Brasília, 4 de fevereiro de 2023

Zeca Dirceu (PR), líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados

 

Material atualizado às 17h03

 

Redação PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também