Bancada do PT propõe comissão geral para discutir a crise energética do Brasil

Deputado Zé Neto. Foto: Gustavo Bezerra

O deputado Zé Neto (PT-BA) anunciou em plenário, nesta quinta-feira (3), que a Bancada do PT vai propor nesse início dos trabalhos legislativos a realização de uma comissão geral para discutir a crise energética no Brasil que atinge a Petrobras e a Eletrobras. “Estamos iniciando o semestre que, não tenho dúvida, vai ser um dos mais importantes semestres políticos deste País, com grandes desafios, e de cara nós estamos vivendo uma crise profunda e dramática que afeta todo o contexto social e econômico do país que é a crise energética”, afirmou.

Esta crise energética, na avaliação do deputado Zé Neto, tem tudo a ver com uma política de preços e dolarização dos combustíveis e se relaciona diretamente com a privatização da Petrobras, que está sendo feita a toque de caixa, em pedaços. “Ela tem tudo a ver com a política de gás. Nós vimos a promessa — três anos atrás — de que teríamos um terço do preço do gás, se houvesse a privatização do sistema. Enfim, nós estamos assistindo esta crise pela qual chegou a alta dos preços dos combustíveis, que dolarizou, que criou, evidentemente, ganhos absurdos para quem vive de especulação e que tem ampliado a inflação e também toda a situação de crise econômica e de problemas diversos, que vão do desemprego ao desabastecimento do nosso País”, explicou.

Isto vem agora, segundo o deputado, de forma muito mais contundente, por conta da crise energética que aconteceu com relação à seca que nós vínhamos vivendo e tínhamos as termoelétricas sendo contratadas a preço de ouro. “E agora, as termoelétricas, com o preço alto de combustível, isso tudo afeta todo o setor produtivo nacional, afeta as famílias, principalmente as famílias mais pobres”, lamentou.

Para o deputado Zé Neto, a situação energética precisa ser trabalhada, “até porque, na semana passada, nós vimos, em vários jornais nacionais, que no Brasil está sobrando água. Está ociosa a produção hidroelétrica, enquanto as termoelétricas continuam funcionando a todo vapor. Então, está errado. Nós temos que resolver isso”, defendeu.

CPI

Aliás, denunciou o deputado do PT baiano, “isso é um grande escândalo e do meu ponto de vista, é um fato que até enseja uma CPI para descobrir e para averiguar essa situação absurda de que termoelétricas estão funcionando, enquanto hidroelétricas estão ociosas. Portanto, vamos discutir esse tema que é tão importante no plenário da Câmara, numa comissão geral”, conclui.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também