Bancada do Nordeste recebe reivindicações de governadores

Banca do Nordeste

Os nove governadores dos estados da região Nordeste se reuniram nesta quarta-feira ( 15), com a bancada de deputados e senadores nordestinos para apresentarem uma pauta única para o Congresso Nacional. O governador da Bahia, o petista Rui Costa, foi designado para explicar aos parlamentares quais são essas prioridades e citou projetos que tratam do ICMS, do comércio eletrônico e da distribuição do salário-educação. A Bancada do Nordeste formará uma comissão que irá acompanhar a tramitação das matérias de interesse comum no Congresso Nacional.

Os governadores manifestaram preocupação de que o ajuste fiscal preserve os recursos para as políticas de desenvolvimento regionais e de distribuição de renda. Eles lembraram que só neste ano de 2015 o pré-sal deve gerar R$ 5 bilhões para a educação, e é preciso destinar parte desse investimento para a região.

O governador do Piauí Wellington Dias (PT-PI) citou como prioridades a aprovação da Resolução 43/2011, que tramita do Senado Federal e que trata da antecipação de recebíveis, por meio de parcerias com instituições bancárias, e a PEC 368, que cria o Programa e o Fundo Nacional de Irrigação, que também está em tramitação no Senado Federal e que foi citado como mais urgente, dada a seca enfrentada nos últimos anos. “Precisamos de recursos inclusive para que os produtores possam recompor rebanhos perdidos com a estiagem prolongada,” ressaltou Dias.

O deputado Caetano(PT-BA), que participou do encontro, acredita que a união da bancada e dos governadores em uma pauta única é uma excelente iniciativa para fortalecer os pleitos da região junto à Casa. “Temos certeza de que pensar o desenvolvimento sustentável do Nordeste é fundamental para que o país supere a crise econômica”, afirmou ele.

O deputado João Daniel (PT-SE), em plenário, parabenizou os organizadores da reunião “ numa pauta positiva, para o Nordeste continuar crescendo, se desenvolvendo e fazendo mais justiça, menos miséria já iniciada com muita força no Governo Lula e no Governo Dilma”, disse.

“Hoje no Nordeste tem 53,80% dos pobres brasileiros, segundo números de 2013, mesmo com a redução da pobreza proporcionado pelo Governo do Presidente Lula e da Presidenta Dilma. Precisamos trabalhar para que esse número diminua ainda mais, por isso, o importante papel da Bancada do Nordeste em agilizar a tramitação de proposições que ajudem o povo nordestino a alcançar programas e ações que proporcionem mais desenvolvimento”, disse João Daniel.

O deputado José Aírton Cirilo (PT-CE) também destacou em plenário “a importante reunião”.

“Foi a primeira reunião, durante esse período em que eu estou aqui, na qualidade de deputado, em que todos os nove Governadores estiveram presentes. Foi uma reunião histórica, que marca uma nova ação de unidade entre os governadores, para que nós trabalhemos de forma unificada, no sentido de desenvolver a região e tornar o Nordeste a solução dos problemas do País”, disse.

Já o deputado Valmir Assunção (PT-BA), em discurso, citou que vinte e oito por cento da população do Brasil está no Nordeste enquanto os investimentos não chegam a 17% da população.

“Então, nós temos que fazer um esforço muito grande para que nós possamos, no Nordeste, contemplar, do ponto de vista de investimentos, das ações do Governo Federal, no mínimo, 28%”, sugeriu.

Foto: Gustavo Bezerra/PT na CÂMARA

Assessoria do deputado Caetano com PT na Cãmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também