“Aumentar taxa de juros é um erro”, alerta Wadih Damous

WadihD gustavo

O deputado Wadih Damous (PT-RJ) afirmou nesta terça-feira (19), em vídeo veiculado nas redes sociais, que “é um erro aumentar a taxa de juros neste momento no País”. O protesto do petista contra uma possível alta da taxa Selic ocorre em meio a previsões do mercado financeiro que apontam esse viés de alta. A decisão será anunciada na noite desta quarta-feira (20) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

“Não podemos conviver com uma política de juros crescente, que significa desemprego, retração da economia, e bloqueio do desenvolvimento econômico e social do país. O Brasil tem que dar um salto a frente. Não podemos continuar convivendo com o pessimismo, temos que crescer, e isso não se coaduna com uma política de juros altos”, explicou Damous, que gravou o vídeo ao lado da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), líder do partido na Câmara, e do senador Lindberg Farias (PT-RJ).

A expectativa do mercado é de que, após três reuniões consecutivas sem alteração na Selic, o colegiado retome o ciclo de elevações da taxa básica de juros da economia. Atualmente a Selic está em 14,25% ao ano. As instituições financeiras ouvidas para o boletim Focus, pesquisa semanal do BC, apostam em uma alta de 0,5 ponto percentual, levando a Selic para 14,75% ao ano.

A primeira reunião do ano do Copom começou hoje e a decisão sobre a taxa Selic será anunciada na noite desta quarta-feira (20), uma vez que a reunião dura dois dias. Hoje, chefes de departamentos do BC apresentam uma análise da conjuntura doméstica, com dados sobre a inflação, o nível de atividade econômica, as finanças públicas, a economia internacional, o câmbio, as reservas internacionais e o mercado monetário, entre outros assuntos.

Após análise da perspectiva para a inflação e das alternativas para a Selic, os diretores e o presidente do banco definem a taxa. Assim que a Selic é definida, o resultado é divulgado à imprensa. Na semana seguinte ao anúncio do resultado, o BC divulga a ata da reunião, com as explicações sobre a decisão.

Héber Carvalho com Agência Brasil

Foto: Gustavo Bezerra

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também