Foto: Gustavo Bezerra
A Comissão de Legislação Participativa discute, nesta terça-feira (2), as políticas públicas de atenção às pessoas com doenças reumáticas. A deputada Erika Kokay (PT-DF),que solicitou o debate, ressalta que pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Previdência Social apontam que as doenças reumáticas representam a segunda maior causa das faltas ao trabalho no Brasil e de solicitação de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. A audiência ocorrerá no plenário 4, às 14h30.
Ela destaca também que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), as doenças reumáticas atingem 10% da população mundial e cerca de 20 milhões de brasileiros, com manifestações em pessoas de qualquer idade. São mais de 120 doenças reumáticas catalogadas e 200 patologias associadas, que afetam ossos, articulações, músculos (incluindo coração, pulmões e rins, entre outros órgãos) e cartilagens.
Diante desses números, a parlamentar pediu a discussão do tema a presidente da Associação Brasiliense de Pacientes Reumáticos (Abrapar), Abigail Gomes Silva, o secretário da Anapar, Adriano Macedo Félix, a presidente da Anapar, Nilma Rodrigues de Oliveira, a subsecretária de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal, Rosalina Aratani Sudo, o secretário de especial do Idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino dos Santos e o presidente da Sociedade de Reumatologia de Brasília (SRB), Cleandro Pires de Albuquerque.
Agência Câmara