Ato contra nazifascismo: Petistas defendem engajamento do povo brasileiro

Fotos: Gustavo Bezerra

A luta contra o nazifascismo foi o tema abordado pelos deputados Paulão (PT-AL) e Vicentinho (PT-SP) em discursos proferidos na tribuna da Câmara desta quinta-feira (14). Os parlamentares destacaram o ato contra o nazifascismo liderado pelo movimento negro de todo o País, que ocorre hoje, às 20h, via plataforma digital. Eles entendem que essa cruzada precisa do engajamento de todo o povo brasileiro.

“É fundamental essa articulação, com a participação da sociedade, porque no Brasil já tivemos mais de 110 casos de ódio, intolerância, ameaça de mortes, principalmente nas redes sociais”, citou Paulão.

Segundo o deputado, foi feito um levantamento que apontou a existência, no Brasil, de cerca 500 entidades nazifascistas. “É necessário que o governo federal, principalmente a Polícia Federal, faça um processo investigativo, verificando essas redes sociais que atacam com veemência o povo negro tão sofrido, já a partir do processo da escravidão até hoje”, sugeriu.

Paulão defendeu a aplicabilidade da Lei 7.716/89 – Lei do Crime Racial. “Essa legislação não permite a intolerância, o ódio, a propagação. Por isso a importância desse ato, um ato em defesa do nosso povo negro, sofrido”, reafirmou.

Todas as cores

O deputado Vicentinho disse que será um grande encontro nacional com a presença de pretos, brancos, de todas as cores, de todas as etnias, “porque a luta contra o racismo é uma luta de todos, não somente de nós, os negros”.

Vicentinho reconheceu que essa é a luta pelo Estado Democrático de Direito. Para ele, “a luta contra o nazifascismo é uma luta da sociedade brasileira”.

“A luta contra o nazifascismo é uma luta que tem que ser feita em todos os momentos. Sabemos a história do que ocorreu na humanidade, sobretudo nos anos 40, com a guerra mundial e, tempos depois, também com determinados factoides que se instalaram no Poder”, lamentou o parlamentar.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também