Ativistas defendem o SUS e protestam contra Bolsonaro pela destruição de políticas sociais

Ativistas e militantes do PT, PCdoB, PSOL, UP e PCO se reuniram em defesa do SUS e pelo Fora, Bolsonaro! na rodoviária de Brasília na sexta-feira (13). A manifestação foi em de cortejo fúnebre para alertar a população sobre a importância da saúde pública e a não privatização do SUS e também  denunciar o governo Jair Bolsonaro-Hamilton Mourão por seu programa de destruição das políticas sociais e dos direitos do povo brasileiro

Com o tema #ForaBolsonaroeMourão e #EmdefesadoSUS, o protesto também alertou para a tentativa de Bolsonaro de privatizar o SUS. Em plena pandemia, com mais de 163 mil mortos pelo novo coronavírus no Brasil, o capitão- presidente chegou a encomendar um estudo sobre a privatização da atenção básica do Serviço Único de Saúde (SUS).

No final de outubro, foi publicado decreto presidencial instituindo a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil abrangendo o período de 2020 a 2031 e baseando-se fundamentalmente na visão neoliberal e privatista do governo Bolsonaro

Tentativa de privatizar o SUS

O decreto continha  diretrizes econômicas, institucionais, de infraestrutura, ambiental e sociais, com eixos específicos sobre a saúde. Entre eles, “aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), avançando na articulação entre os setores público e privado (complementar e suplementar)”. Ainda segundo o documento, esse avanço na articulação com o sistema privado de saúde, aperfeiçoaria o setor, “aumentando a eficiência e a equidade do gasto com adequação do financiamento às necessidades da população.”

Diante da ampla repercussão negativa em todos os setores e da forte pressão, Bolsonaro recuou e revogou o decreto dois dias depois de publicado.

Privatizar o SUS é um projeto antigo das empresas de planos de saúde. E com a eleição de Bolsonaro, que é favorável à iniciativa contrária à Constituição e aos interesses da população, o setor privado encontrou terreno fértil para atingir seus objetivos. Apesar do subfinanciamento histórico, o SUS garante atendimento de saúde para milhões e é o maior programa de saúde pública do mundo. O impacto da pandemia seria bem maior sem o sistema público.

 

Redação PT na Câmara com Rede Brasil Atual

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também