Atingidos por mar de lama de Mariana clamam por socorro seis anos após a tragédia

Deputado Helder Salomão em audiência, na semana passada, com atingidos de Conceição da Barra, pela lama da barragem do Fundão. Foto: Caulit Junior/Divulgação

“Os atingidos estão pedindo socorro seis anos após a tragédia de Mariana”, declara o deputado federal Helder Salomão (PT-ES) após visitas a três comunidades drasticamente afetadas pela lama tóxica que escoou de Mariana, Minas Gerais até o Espírito Santo, após o rompimento da barragem de Fundão em novembro de 2015.

Helder Salomão é relator da Comissão Externa de Repactuação do Rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, criada na Câmara dos Deputados após um pedido do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que denunciou a situação crítica em que as comunidades afetadas vivem.

“Os mais afetados são os pescadores, porém todas as comunidades ribeirinhas sofrem, pois o turismo e o comércio foram afetados nessas regiões, a água está contaminada provocando doenças”, informa o parlamentar após ouvir inúmeros relatos dramáticos dos moradores de Conceição da Barra, Barra Nova e Regência no Espírito Santo.

Solução imediata

O deputado federal Padre João (PT–MG) cobra uma solução imediata do poder público: “É inadmissível que após seis anos desse crime ambiental, os atingidos ainda não foram ressarcidos e indenizados integralmente. É uma grande injustiça, é um crime continuado e é por isso que eu acho que avançar nessa repactuação é importante, desde que os atingidos sejam protagonistas desse processo. Repactuação Já!”

Deputado Padre João. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Mariana

Nesta quinta-feira (24), a diligência chega a Mariana. O grupo de parlamentares vai até o local da barragem que rompeu e demais pontos relacionados a esse crime ambiental, além de realizar audiência pública na Câmara Municipal de Mariana com os atingidos e representantes do poder público. Na sexta-feira (25), a Comissão estará em Governador Valadares para ouvir os atingidos de lá, também na Câmara Municipal da cidade.

A Comissão tem como missão defender os direitos dos atingidos e garantir que eles sejam devidamente indenizados pelos danos econômicos, sociais e ambientais que sofreram e sofrem até hoje.

 

Assessoria de Comunicação deputado Helder Salomão

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também