Assis do Couto destaca importância social do cooperativismo

assiscoutotribunaO deputado Assis do Couto (PT-PR) ocupou a Tribuna nesta semana para destacar a importância das cooperativas no Brasil. A ONU instituiu 2012 como Ano Internacional do Cooperativismo. De acordo com Assis do Couto, existem hoje mais de 20 mil cooperativas no País com cerca de 10 milhões de associados e  associadas. Ele destacou   o extraordinário alcance social e o profundo interesse público do cooperativismo.

“As cooperativas são as sociedades de pessoas,  não de capital, a princípio. São pessoas que, não podendo alcançar determinados objetivos individualmente, se unem em torno de uma sociedade cooperativa para, aí sim, alcançar seus objetivos em diversas áreas como da economia aos  serviços e  áreas  sociais”, explicou.

De acordo com o parlamentar petista, para o sucesso de uma cooperativa o capital é importante, mas não é imprescindível.  “Ou seja,  após a organização das pessoas é que pode haver resultados econômicos”, ressaltou Assis do Couto.

Durante seu discurso, o petista lembrou sua experiência na formação de uma cooperativa no início dos anos 90, que deu origem ao Sistema Cresol, de crédito cooperativo. “Começamos com cinco pequenas cooperativas em cidades do Paraná e, na época, mais  de 70% dos associados nunca tinham tido acesso a serviço bancário e 80% nunca tinham tido financiamento de investimento em sua propriedade”, disse.

Assis do Couto observou  que, atualmente,  as cooperativas do Sistema Cresol já estão se expandindo em todo o País, com  mais de 200 mil famílias associadas.  Ele frisou que o sistema conseguiu mudar a realidade de milhares de famílias, principalmente, no Paraná e nos outros estados do Sul.  “ Melhorou a renda,  a qualidade de vida, o  acesso a recursos públicos, fazendo com que a poupança e a economia geradas no município fiquem nele mesmo”, comentou.

“E é importante que a União, os estados e os municípios entendam que cooperativa não tem lucro; tem sobras, que, ao final do exercício, devem ser distribuídas entre os associados conforme decisão da assembleia. Em caso de prejuízo, o prejuízo também tem que ser distribuído entre os associados, no final do exercício. É uma questão de responsabilidade comum. Isso é cooperativismo”, disse.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo