Assis Carvalho defende taxação de grandes fortunas e diz que classe média não pagará a conta

AssisC

O deputado Assis Carvalho (PT-PI) manifestou-se favorável à taxação de grandes fortunas. Ele defende celeridade no trâmite do projeto de lei complementar (PLP 130/12), proposto por ele e outros deputados do PT, para regulamentar o artigo 153 da Constituição Federal, que prevê a instituição de impostos sobre grandes fortunas e é o único dos sete tributos federais previstos na Constituição de 1988 sem regulamentação até hoje.

“É uma questão de promover a justiça fiscal. O Brasil precisa dividir a conta da crise com os ricos”, disse o deputado.

Para o deputado, isso é possível tributando mais a renda (sobre a qual hoje incidem 31% dos impostos) e o patrimônio (que responde por 13,5%) e desonerando o peso dos tributos sobre o consumo de itens como alimentos, água, luz, transporte e outros (que correspondem a mais de 50% dos impostos), segundo dados do Banco Mundial. Os impostos sobre o consumo são pagos por todos os brasileiros, mas pesam mais sobre o orçamento dos trabalhadores de renda mais baixa.

 “É preciso mudar o foco da cobrança de impostos no Brasil, desonerar a classe média, os pequenos e médios empresários e cobrar impostos sobre os lucros, sobre a propriedade. Enfim, redistribuir a carga entre os contribuintes e reduzir o peso sobre os mais pobres”, argumentou.

Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), os 10% mais pobres da população brasileira dispõem de 32,8% de sua renda mensal para pagar impostos, enquanto os 10% mais ricos pagam 22% de sua renda (os dados da pesquisa são de 2012).

No projeto se estabelece como Grande Fortuna a titularidade de um patrimônio líquido que exceda o valor de 8 mil vezes o limite mensal de isenção do IRRF (Imposto de Renda retido na Fonte), o que equivaleria hoje a R$ 14,3 milhões.

Segundo o deputado Assis, o Imposto sobre Grandes Fortunas não atingirá as classes média e média alta, nem um conjunto de famílias que podem ser consideradas ricas, mas não milionárias. A expectativa é que 10 mil famílias estejam no campo de incidência deste tributo.

Assessoria Parlamentar com PT na Câmara

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no 
www.flickr.com/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo