Assis apresenta projeto que cria política de preços mínimos de frete

assisdocouto

O deputado Assis do Couto (PT-PR) apresentou nesta semana projeto de lei (PL 528/15) que cria a Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. O projeto é resultado de longa conversa com a categoria, já que o deputado acompanhou de perto, nas últimas semanas, as reivindicações dos caminhoneiros que fizeram paralisações em diversos estados do País.

A iniciativa do parlamentar tem como objetivo principal estabelecer condições razoáveis à realização de fretes de modo condizente ao serviço prestado pelos profissionais do setor de transportes. “Os protestos por todo o Brasil não foram à toa. A categoria, realmente, está numa situação delicada. E os compromissos assumidos pelo governo federal, juntamente com esta proposta de lei, devem ajudar a melhorar a situação dos caminhoneiros, permitindo uma margem maior de lucro e condições de trabalho mais adequadas”, afirmou o autor do projeto.

O projeto de lei determina que a definição do preço mínimo de frete ficará a cargo do Ministério dos Transportes, com base em proposta formulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) duas vezes por ano, nos meses de janeiro e julho. O processo de estabelecimento dos preços mínimos deverá contar com a participação de sindicados de empresas de transportes, de transportadores autônomos e cooperativas. O PL deixa claro que os preços devem ser fixados levando em consideração, prioritariamente, a importância do preço do óleo diesel e dos pedágios na composição dos custos.

Enquanto o Ministério dos Transportes não edita a norma, o projeto fixa os valores mínimos sejam de R$ 0,70 o quilômetro rodado para cada eixo carregado no transporte de carga geral, a granel e neogranel e de R$ 0,90 para carga refrigerada e cargas perigosas. Estes valores para distâncias longas. Abaixo de 800 quilômetros, os dois valores teriam um acréscimo de 15%.

Para proporcionar aos caminhoneiros retribuição em patamar adequado aos serviços prestados, a proposta do deputado Assis do Couto define que 40% do total de recursos financeiros aplicados pelo governo federal no pagamento de transporte rodoviário de cargas devem ser destinados a cooperativas de transportes.

“Acreditamos que a tramitação deste projeto será rápida, levando em consideração que a matéria já foi despachada para as comissões”, acrescentou Assis. Antes de ser aprovado, o projeto vai ser analisado nas comissões de Viação e Transportes e na Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex