Aroeira plantada por Lula é símbolo de resistência

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara marcou presença logo cedo no Bosque dos Constituintes em Brasília, nesta sexta-feira (1º). Os parlamentares – antes da posse na Câmara Federal – foram ao local onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva plantou uma muda da árvore aroeira, em 2008. Eles destacaram que o gesto de Lula à época é lembrado hoje como um símbolo de resistência, que será uma das marcas da bancada petista de 54 deputados e deputadas.

Conforme o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), a democracia brasileira está enfraquecida. “É uma democracia de fachada, pois retiraram o principal líder do Brasil das eleições para impedi-lo de ganhar as eleições”, destacou Teixeira.

Para o deputado Paulão (PT-AL), a bancada escolheu um lugar simbólico para dizer ao Brasil que a luta pela garantia dos direitos do trabalhador e por Lula livre continua. “A aroeira representa resistência. Trata-se de uma árvore que nem cupim consegue destruir. É forte, e o Lula com sua sensibilidade plantou essa semente da vida. Assim como a aroeira, Lula é um símbolo, uma emulação para gente. Lula preso é resistência, e essa árvore é um símbolo para resistirmos aos retrocessos”, comparou Paulão.

Já o deputado João Daniel (PT-SE) afirmou que no bosque, onde se vê a natureza forte, também se percebe “a mão do presidente Lula refletida” no pé de aroeira. “Lula foi o constituinte mais votado do Brasil, foi o maior presidente da história brasileira e hoje é um preso político”, criticou.

 

Natureza e a ganância do capital

O deputado Carlos Veras (PT-PE), que assume pela primeira vez o mandato de deputado federal, disse que por ser um agricultor familiar e defensor do bioma da caatinga, da Amazônia, conhece bem o significado de se plantar uma árvore. Para ele, esse gesto do presidente Lula é muito importante porque, segundo ele, “a natureza resiste para sobreviver à ganancia do capital”. “O que Lula fez aqui foi dizer para o homem que a gente precisa preservar a natureza e a nossa biodiversidade”, frisou.

Para o deputado Zé Neto (PT-BA) a bancada vai precisar de muita força para tocar os destinos do País. “Infelizmente estamos assistindo um País desgovernado, um governo que bate cabeça dia e noite. Nossa bancada está coesa para enfrentar os desafios”, avaliou.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também