Aprovado projeto que institui Dia Nacional do Samba de Roda

Ao som de muito samba de raiz, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30), por unanimidade, o parecer favorável da deputada Marina Sant’Anna (PT-GO) ao projeto de autoria do deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), que institui o Dia Nacional do Samba de Roda.

O Samba de Roda recebeu o título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, reconhecido pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 25 de novembro de 2005 – data proposta pelo autor para ser a da celebração do Dia do Samba de Roda.

Em seu parecer, Marina Sant’Anna considera que a iniciativa atende às exigências de que propostas para novas datas comemorativas, que vigorem em todo o território nacional, devem obedecer aos critérios de alta significação para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e étnicos que compõem a sociedade brasileira.

O Samba de Roda é uma mistura de música, dança, poesia e festa. Presente em todo o estado da Bahia, o samba é praticado principalmente na região do Recôncavo. Mas o ritmo se espalhou por várias partes do País, especialmente em Pernambuco e Rio de Janeiro. O estado fluminense, inclusive, já na sua condição de Distrito Federal, tornou-se conhecido como a capital mundial do samba brasileiro.

Durante o ato de aprovação do seu parecer, Marina elogiou o empenho do autor do projeto, deputado Zezéu Ribeiro, que realizou duas audiências públicas, nos municípios baianos de Irará e Santo Amaro, com a presença de cerca de 700 pessoas, entre sambadores e sambadeiras, formadores de opinião e representantes do poder público de diferentes cidades.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também