Alencar Santana critica pressa em votação da MP da privatização da Eletrobras e diz que energia ficará mais cara

Deputado Alencar Santana. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) criticou com veemência a aprovação do texto-base da medida provisória (MP 1031/21), que abre caminho à privatização da Eletrobras. Na noite de quarta-feira (19), parlamentares bolsonaristas aprovaram a medida, sem debater com a sociedade brasileira, de uma forma açodada e sem sequer constituir uma comissão especial para discutir o tema com a população brasileira.

A votação terminou em 313 votos a favor da MP e 166 contrários. A Eletrobras é a sexta empresa mais lucrativa do Brasil, que transmite mais de 50% da energia brasileira, que tem uma enorme capacidade de contribuir para o desenvolvimento do Brasil, decisiva para a soberania e segurança energética do País.

Alencar Santana, que é vice-líder da Minoria, indagou ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e aos parlamentares, o porquê da pressa em privatizar a empresa de energia. “E pergunto ao presidente [Arthur Lira], aos demais colegas deputados qual é o sentido de aprovarmos a privatização da Eletrobras? Alguém aqui consegue explicar, no momento difícil, extraordinário em que nós vivemos, o fato de aprovarmos tal medida, sem debate público, com a sociedade brasileira? Qual é a pressa? Qual é a razão que justifica isso? Cidadão que nos acompanha, isso vai melhorar a sua vida?”, questionou o parlamentar.

Para Alencar Santana, o real interesse em aprovar a toque de caixa a privatização da empresa pública consiste na “trairagem, de quem é traidor do povo brasileiro, de quem não tem compromisso com o patrimônio público, de quem não tem compromisso com os trabalhadores da Eletrobras, de quem tem rabo preso com outros interesses. Aí, ficam tentando fazer manobra no relatório, dizendo que o dinheiro pode ir para cá, para lá, que vai arrecadar isso, porque sabe que a medida é nefasta, é ruim, é péssima, que não tem sentido, e ficam tentando pousar de bonzinhos”, acusou.

Crime contra o povo

A votação favorável ao texto da MP, segundo Alencar Santana, “é um crime contra o povo brasileiro, contra o Estado brasileiro, contra a nossa Nação. Isso só pode ser feito por quem trai, por quem é covarde, por quem não defende o nosso interesse. Não há sentido algum nisso. E saibam que a conta de energia vai aumentar”, alertou Alencar Santana, ao orientar voto contrário da Minoria ao destaque que tentava impedir que com a privatização a conta de energia sofra novos aumentos. O destaque foi derrotado pelos bolsonaristas.

Leia mais:

PT votou contra MP da privatização

Carlos Leite

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também