Alencar Santana Braga aciona MP contra assessor de Bolsonaro que fez gesto racista no Congresso

O deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) protocolou representação no Ministério Público Federal contra Filipe Martins, assessor de assuntos internacionais da Presidência da República. O parlamentar requer que o MP apure se o assessor cometeu ato de improbidade administrativa ou crime ao fazer, durante sessão do Senado transmitida ao vivo pela TV e redes sociais, gesto associado a movimentos racistas.

“Não podemos aceitar que um capacho de Bolsonaro faça uma provocação dessa em pleno Congresso Nacional e durante a fala do presidente (do Senado)”, escreveu o parlamentar em suas redes sociais.

A ação foi protocolada no dia 25 na Procuradoria da República do Distrito Federal. O parlamentar sustenta que Filipe Martins “fez deliberadamente, diante das câmeras da TV Senado, um gesto que pode significar um vil xingamento ou um símbolo racista, em qualquer situação um grave ato de improbidade administrativa”.

Extrema direita

A representação ainda explica que “para grupos de extrema direita em diversas localidades do mundo, esse gesto significa a supremacia branca, ou o ‘white power’ defendidos por racistas que integram esses grupos”.

No dia 24 de março, o assessor estava acompanhando o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que participava de uma audiência para responder aos senadores sobre os impasses para aquisição das vacinas para a Covid-19. Foi quando fez o gesto questionado na representação de Alencar.

“É preciso reiterar que o representado praticou o ato em pleno exercício de suas funções públicas, pago pelo Erário. As imagens falam por si só e dispensam maiores digressões, sendo de rigor a devida apuração do caso para a adoção das medidas cabíveis”, pede no documento.

Leia a representação:

Representação Felipe Martins MPF (1)
Lorena Vale

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também