Aeroportos estão preparados para as demandas da Copa, afirma ministro

CopadoMundo

O ministro-chefe da secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco foi taxativo em assegurar que os aeroportos brasileiros estarão preparados para receber todos que queiram prestigiar a Copa do Mundo no Brasil. “Eu garanto a vocês, estamos preparados para atender as demandas da Copa”.

A assertiva foi em respostas aos questionamentos sobre o andamento das obras em aeroportos nas cidades-sedes do mundial, debatido nesta terça-feira (8), em audiência pública promovida pela Comissão do Esporte da Câmara.

Ele disse ainda que não há dúvidas de que assim como aconteceu na Copa das Confederações, na participação do Papa na Jornada Mundial da Juventude, os aeroportos brasileiros atenderão adequadamente a todos.

Ele lembrou que no feriado do fim do ano passado, o Brasil teve muito mais passageiro circulando pelo País do que na Copa das Confederações e não foram detectados problemas.

O ministro disse ainda que ao longo do evento, equipes serão treinadas em todos os aeroportos para evitar imprevistos. No entanto, observou que a única garantia que não se pode ser feita é em relação às chuvas. Em que pese a maioria dos aeroportos terem equipamentos adequados, explicou o ministro, isso não é impeditivo para que no período chuvoso alguns aeroportos operem com atraso. 

“A única coisa que não posso fazer é negociar com São Pedro para que tenhamos condições climáticas que não feche nenhum aeroporto ou provoque atraso. Mas os meteorologistas dizem que as condições climáticas serão boas”, tranquilizou o ministro. 

Cronograma Moreira Franco adiantou que a partir desta quarta-feira (9) alguns aeroportos concessionados começarão a testar as áreas que foram ampliadas. Como exemplo ele citou o aeroporto de Brasília que, além do teste, colocará o novo terminal, o pier sul, em funcionamento definitivo na semana que vem. 

Fortaleza Em relação ao atraso nas obras do aeroporto de Fortaleza, o ministro disse que essas obras já tinham sido interrompidas pela Infraero. De acordo com o ministro, a alternativa encontrada foi a contratação de um terminal provisório. Ele lembrou que medidas como essas foram adotadas nas Olimpíadas em Londres  e na Copa do Mundo da África do Sul.

Vitória Sobre as obras do aeroporto de Vitória ele esclareceu que elas estão paradas há seis anos.  Para ele, a empresa responsável tem que ser punida.  Ele explicou que teve uma reunião com o consórcio vencedor da concessão para a reforma e ampliação do aeroporto e com a Infraero. A estatal já encaminhou ao TCU documentos para que o tribunal dê celeridade na retomada da obra.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também