Acordo garante votação de projeto de royalties e Brasil terá mais recursos para a educação

MERCADANTE-140813

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

Um acordo entre os líderes partidários da Câmara  viabilizou a conclusão da votação, nesta quarta-feira (14), no plenário da Câmara,  do projeto de lei que trata da distribuição dos royalties do petróleo. O texto aprovado, segundo o entendimento,  prevê a aplicação de 50% do capital principal  do Fundo Social na área da educação. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante acompanhou a votação em plenário.

O líder do PT, deputado José Guimarães (CE) elogiou o acordo e reafirmou que o objetivo do governo Dilma é investir “fortemente” em educação.  “Ganharam todos,  a Câmara, o governo e o país. Fizemos uma mediação naquilo que é o desejo da presidenta Dilma de investir fortemente em educação sem comprometer os recursos do fundo na sua totalidade. Então, teremos um investimento razoável. Só nos primeiros quatro anos,  em média, será de R$ 4 bilhões e a partir daí há um processo progressivo de aumento dos recursos para a educação”, disse. O Fundo Social é considerado uma reserva estratégica para o País.

O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), comemorou a aprovação. “É uma conquista para o País, para a educação, para a saúde e, portanto, uma vitória conjunta do Parlamento e do Executivo”, disse.

Outros pontos – Ainda, segundo o acordo, foi retirado  do texto aprovado  a regra que estabelece em 60% o mínimo de óleo excedente a que cabe à União nos contratos de exploração do petróleo da camada pré-sal no regime de partilha de produção. Segundo o governo, que defendeu a retirada desse item, o edital de licitação do Campo de Libra, na camada pré-sal da Bacia de Santos, já estabelece em 40% o excedente mínimo da União.

Também está previsto pelo acordo, que após a sanção do texto aprovado hoje, o governo deverá propor um novo projeto de lei que destina à educação 50% dos rendimentos do fundo, e não do capital principal.

Ainda pelo projeto, que segue para sanção, serão destinados 75% do total dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. Os royalties que serão destinados para educação e saúde se referem apenas aos novos contratos da União com comercialidade declarada a partir de três de dezembro de 2012.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também