Ana Paula Lima (SC)

Formada em Enfermagem e Obstetrícia, Ana Paula Lima sempre teve na profissão um elemento de forte conexão com as pessoas. Foi no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, e depois como servidora pública concursada da Prefeitura de Blumenau, que Ana Paula conheceu as dificuldades e a capacidade de superação dos catarinenses. Lições que depois, de maneira permanente, pautariam a sua atuação parlamentar em defesa da enfermagem e de políticas de proteção ao SUS e à saúde de todos os catarinenses.

Casada com Décio Lima, ex-deputado federal e prefeito reeleito de Blumenau, Ana Paula construiu sua trajetória política a partir da filiação ao Partido dos Trabalhadores, em 1987, tendo o pioneirismo como marca de sua carreira. Foi a primeira deputada estadual mulher eleita por Blumenau, em 2002. Na legislatura seguinte, reeleita, foi a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa de Santa Catarina por diversas ocasiões. Em 2012, no terceiro mandato, foi líder da bancada do PT.
Como deputada foi também presidente da Comissão de Saúde, da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia. Além disso, sempre atuou na defesa da democracia brasileira, dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores.

Em 2018, Ana Paula disputou uma vaga na Câmara dos Deputados não sendo eleita por apenas um voto. Já em 2022, voltou à disputa sendo eleita a quarta deputada federal mais votada de Santa Catarina com 148.781 votos.

 
 

Ana Paula Lima
Nascimento: 19 de abril de 1964
Naturalidade: Curitiba, PR
Profissão: Enfermeira

Gabinete 206 – Anexo IV – Câmara dos Deputados

(61) 3215-5206

https://twitter.com/anapaulalimapt

https://pt-br.facebook.com/anapaulalima.pt13/

www.instagram.com/anapaulalimapt

ÚLTIMAS POSTAGENS