Seminário debate marcos legais da economia criativa

 

pedro11072012A partir da iniciativa dos deputados Afonso Florence (PT-BA), Fátima Bezerra (PT-RN), Luci Choinacki (PT-SC) e Ronaldo Zulke (PT-RS), teve início, hoje, na Câmara dos Deputados, o Seminário Desafios dos Marcos Legais para a Economia Criativa.

Na abertura do evento, o presidente da Comissão de Educação e Cultura-CEC, deputado Newton Lima (PT-SP), afirmou que a cultura deixou de ter somente um valor simbólico para adquirir também um valor econômico. Falando da importância do debate sobre o tema, ele lembrou que “a economia criativa responde por cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e 25% da força de trabalho, razões de sobra para que ela seja posta em prática”.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), vice-presidente da Subcomissão de Cultura da CEC, ressaltou os méritos da secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura-MinC, Cláudia Leitão, para a realização do seminário e falou da importância de percebermos a cultura como um fator de geração de renda. “A cultura tem uma dimensão muito estratégica do ponto de vista de ser um fator para a geração de emprego e distribuição de renda. A economia criativa se insere nesse contexto na medida em que tem um poder de estímulo à produção e se relaciona com a questão das tecnologias e da inovação.”

O deputado Pedro Eugênio (PT-PE), relator do projeto que vai substituir a Lei Rouanet, também presente, lembrou que apesar de ser um tema novo, a economia criativa já há muito tempo faz parte do nosso cotidiano, pois “criar é uma das atividades mais antigas do homem.”

Também participaram da mesa de abertura Vitor Ortiz, secretário-executivo do Minc; Sergio Mamberti, secretário de Políticas Culturais do MinC; Claudia Leitão, secretária da Economia Criativa do MinC; e João Roberto Peixe, secretário de Articulações Institucional do MinC.

Na mesa técnica, professores e juristas convidados discutiram os instrumentos jurídico-institucionais nas áreas tributária, previdenciária e trabalhista, que afetam os setores artísticos e culturais nacionais.

O seminário continua nesta quinta-feira (12), às 9h, quando serão organizados cinco grupos temáticos para discussão de temas relacionados aos diversos setores criativos. E por fim, no período da tarde, em reunião plenária, serão relatados os resultados das discussões realizadas pelos grupos de trabalho.

Alexandre Costa

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo