Marcon denuncia manipulação de informação sobre desmatamento

marcon D2O deputado Marcon (PT-RS) denunciou, em plenário, a tentativa de setores da imprensa de atacar a reforma agrária , como o fez, na semana passada, reportagem do jornal Nacional dizendo que a causa dos desmatamentos na Amazônia são os assentamentos.

“Lideranças dos assentamentos estão morrendo, como aconteceu no ano passado com Zé da Castanha e Maria do Espírito Santo, lideranças que denunciaram as madeireiras, carvoeiras e grandes proprietários de terra que desmatam a Amazônia. E quem leva a fama é a reforma agrária”, criticou Marcon .

Segundo o deputado, a informação da reportagem pode ser facilmente desqualificada utilizando os dados das mesmas fontes que o jornal utilizou: Ibama, Inpe e a ONG Imazon.

Em nota, disse Marcon, a Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra) demonstra com os próprios dados da ONG Imazon que os dados apresentados pelo Jornal Nacional não conferem com a realidade.

Ainda de acordo com a nota da Abra, o representante do Imazon creditou ao repórter da TV Globo as manipulações da matéria, especialmente por não esclarecer que, em grande medida, o desmatamento nos assentamentos, bem como nas áreas indígenas, quilombolas e unidades de conservação, resulta da intrusão, quase sempre arbitrária, de madeireiros, grandes fazendeiros e grileiros em geral.

“É a clássica manipulação da informação que a grande mídia brasileira promove diariamente, marginalizando os movimentos sociais”, disse Marcon .

Denise Camarano

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo