Direitos Humanos: Câmara promove Seminário sobre Operação Condor

condor290612A Câmara dos Deputados promove nos próximos dias 4 e 5 de julho o Seminário Internacional sobre a Operação Condor. Promovido pela Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça e pela Comissão de Direitos Humanos, o encontro vai debater a ação conjunta de governos militares da América do Sul, que culminaram em violações aos direitos humanos no continente entre as décadas de 60 e 80. Além de parlamentares, especialistas e jornalistas brasileiros, também participarão do evento convidados da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Estados Unidos.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), integrante da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, o evento será uma boa oportunidade para conhecer a forma como países sul-americanos vêm tratando o assunto. “Esse encontro será fundamental em relação a dois aspectos. Primeiro, para conhecermos a real dimensão das relações entre a ditadura militar brasileira, suas conexões internacionais e os crimes cometidos sob essa articulação. E também para aprendermos um pouco mais sobre a forma como os governos sul-americanos vêm tratando essa questão”, explicou.

Ainda de acordo com a parlamentar, a experiência de outros países na punição a crimes ocorridos durante a ditadura, pode ser benéfica para o Brasil. “O processo brasileiro de investigação dos crimes ocorridos durante a ditadura militar é mais lento. Por isso é importante saber como outros países atuam”, destacou Kokay. Segundo ela, essas experiências também poderão ajudar o país a encontrar meios “para punir os responsáveis pelas atrocidades cometidas no Brasil”.

Histórico– A Operação Condor, articulação das forças armadas dos países do Cone Sul, formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, com efetivo apoio dos Estados Unidos, resultou na mais duradoura ação de repressão política da história do continente. Estima-se entre as vítimas da ação repressiva de 13 a 50 mil pessoas mortas ou desaparecidas.

Convidados– Confirmaram participação no seminário o ex-militante contra a ditadura no Uruguai e atual deputado pelo partido Victoria del Pueblo (PVP), Luiz Puig Cardozo; o juiz federal argentino, Daniel Rafecas (autor de obras sobre a Operação Condor); e o médico e militante pelos direitos humanos no Paraguai, Alfredo Boccia Paz.

Também devem comparecer a professora e pesquisadora da universidade de Long Island (Nova York, EUA), J. Patrice McSherry (autora de livros sobre as ditaduras militares na América do Sul); a jornalista chilena Mónica González (fundadora e diretora da Fundação Centro de Investigación Periodística); e o ativista brasileiro pela defesa dos direitos humanos no Cone Sul, Jair Krischke.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo