Foro de São Paulo divulga nota em defesa de Lugo e da democracia no Paraguai

forzaLugoO Foro de São Paulo (FSP), que reúne partidos políticos e organizações não governamentais de esquerda da América Latina e Caribe, divulgou hoje (22) uma nota em que condena a tentativa de golpe contra o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.   Segundo a nota, a oposição Paraguai está tentando “aplicar um verdadeiro golpe de Estado disfarçado de impeachment”.

“Condenamos esta manobra e manifestamos nossa solidariedade a Fernando Lugo, à esquerda e a todo o povo paraguaio, que, nas últimas eleições, decidiu soberanamente por mudanças na condução de seu país”. O Foro de São Paulo convocou, na nota, todos os partidos de esquerda para uma mobilização em defesa da democracia no Paraguai e contra o golpe.

Congresso Brasileiro – Nesta sexta-feira (22) o presidente do Senado e do Congresso brasileiros, senador José Sarney (PMDB-AP), afirmou que o modo como vem sendo conduzido o processo de impeachment que pode levar à cassação do mandato do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, é “péssimo para América Latina”. 

“É péssimo para a América Latina, pois já estamos tendo alguns países que estão tendo práticas que não são muito democráticas. De maneira que agora, exacerbando a nível de derrubar um presidente, mostra que alguma coisa está errada na democracia do continente”, afirmou Sarney.

Na quinta (21) o Congresso paraguaio aprovou a abertura de um processo “relâmpago” contra Lugo, sob acusação de mau desempenho das funções e de ser responsável por uma operação policial que terminou com 17 mortos, entre policiais e integrantes de movimentos sociais, na semana passada no interior do país.

José Sarney citou ainda o processo de impeachment contra o ex-presidente e atual senador Fernando Collor e afirmou que a ação contra Lugo está correndo de forma rápida. “Pela celeridade [com] que esse processo está marchando, realmente não pode assegurar o amplo direito de defesa que devem ter todos os submetidos a processos dessa natureza. Nós tivemos no Brasil e seguimos todo o rito que a lei determinava. Levou bastante tempo para que fosse concluído.”

Para o senador, a reunião de chanceleres de diversos países, da qual participa o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, pode ajudar a situação. “Devemos fazer tudo para que isso não possa acontecer.”

Em nota enviada na noite desta quinta (21), a representação brasileira no Parlamento do Mercosul afirmou que “a institucionalidade democrática deve ser preservada em qualquer situação”.

Impeachment –  O processo de impeachment ocorreu de forma muito rápida. A votação foi realizada na Câmara na manhã de quinta-feira. À tarde, o Senado definiu as regras do processo. A votação sobre se o presidente poderá ou não permanecer no poder será realizada às 17h30 desta sexta-feira (horário de Brasília).

A presidenta Dilma Rousseff informou, por meio de sua assessoria, que acompanha com “apreensão” a situação política no Paraguai.  O sentimento dentro do governo brasileiro, embora ainda ninguém do entorno da presidente fale em público, é que o “impeachment” de Lugo teria o efeito de um golpe de Estado – pela rapidez e forma com que está sendo conduzido. O Brasil deverá reagir condenando tal desfecho.

Equipe PT na Câmara, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo