Ministra Eleonora Menicucci participa da Rio +20 para garantir direitos das mulheres

EleonoracomBacheletIncorporar a igualdade entre mulheres e homens é um dos desafios assumidos pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20. De 18 a 22 de junho, a ministra Eleonora se dedica, no Rio de Janeiro, à articulação com autoridades governamentais e lideranças da sociedade civil.
 

“Justiça social e equidade são referenciais para a eliminação das assimetrias baseadas em relações de poder discriminatórias e desigualdades de sexo, articuladas sob os aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e ambientais”, avalia a ministra das Mulheres. Para ela, “desenvolvimento sustentável deve decorrer da participação ativa de setores sociais, tradicionalmente excluídos dos processos”.

Na segunda-feira (18), Menicucci participou de reunião-almoço com a subsecretária-geral das Nações Unidas e diretora-executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet. O evento reuniu autoridades e empresas participantes e interessadas nos Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade significa Negócios, propostos pela ONU Mulheres e Pacto Global das Nações Unidas.

Em reunião bilateral privativa com Bachelet, a ministra brasileira  reiterou a aliança existente entre a SPM e a ONU Mulheres para avançar nos debates sobre mulheres, gênero e sustentabilidade na Rio+20. Segundo Menicucci, são desafios para a Rio+20 fazer avançar direitos das mulheres por meio do uso dos recursos naturais e enfrentar a divisão sexual do trabalho, como determina o Consenso de Brasília firmado na 11ª Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe.

Nesta terça-feira (19), ao lado de Michelle Bachelet, a ministra da SPM abrirá o Fórum de Líderes sobre o Futuro que as Mulheres Querem: Igualdade de gênero e Empoderamento das Mulheres para o Desenvolvimento Sustentável. O evento é organizado pela ONU Mulheres, com apoio do governo brasileiro, e acontecerá das 9h às 18h, no Riocentro.

Autonomia – No encontro global “Autonomia das Mulheres e Desenvolvimento Sustentável”, a ministra Eleonora Menicucci comandará os trabalhos da mesa, que será integrada por Alicia Bárcena, secretária-executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal); Rocio Gaytan, ministra do Instituto Nacional das Mulheres do México e presidenta da Comissão Interamericana de Mulheres; e Sueli Carneiro, coordenadora-executiva do Geledés – Instituto da Mulher Negra. O evento acontecerá na quarta-feira, das 14h30 às 16h30, no Aterro do Flamengo.

Um dos pontos altos da Rio+20 é a Cúpula das Mulheres Chefes de Estado e de Governo, marcada para quinta-feira (21), das 11h às 13h, no Riocentro. O encontro será comandado pela presidenta da República do Brasil, Dilma Rousseff, e reunirá mulheres que ocupam espaço estratégico na política mundial. O evento terá a participação da ministra Menicucci, uma das principais articuladoras da igualdade para as mulheres na Rio+20.
 
No último dia da conferência, a ministra da SPM participará do encontro “Dinâmica do Rio: População, Mulheres e Direitos”. O evento vai ocorrer na sexta-feira (22/06), das 11h às 12h30, no Riocentro.

Assessoria da Secretaria das Mulheres da Presidência da República

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo