Brasil terá uma política pró-cíclica de investimento, afirma Dilma

dilma0406

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (4) que o governo está se preparando para ter uma política de investimentos para enfrentar a crise econômica internacional, e que os investimentos em infraestrutura farão o Brasil crescer.

“O Brasil está se preparando para ter, diante do acirramento das crises e de processos recessivos na economia internacional, uma política pró-cíclica de investimento”, informou.

“Nós temos imensas oportunidades, tanto na área de infraestrutura, transporte energia e telecomunicação, como também na relação associada entre o Brasil e Espanha, no sentido de promover a cooperação, inovação e pesquisa”, disse a presidenta Dilma, durante almoço oferecido ao rei da Espanha, Juan Carlos I, em Brasília.

A presidenta Dilma disse ainda que superação da crise internacional e a retomada do crescimento econômico não podem depender somente das ações dos países emergentes. “Em um momento de crise é fundamental insistir em uma ação coordenada e solidária entre todos os grandes atores da economia mundial, em especial, uma ação coordenada e solidária entre os próprios países da Europa”, destacou.

O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que a economia brasileira vem trilhando uma política correta desde o governo Lula, promovendo crescimento sustentável, com geração de emprego e renda. “É correta a preocupação da presidenta Dilma com a realidade brasileira e com os reflexos da crise mundial, porque o Brasil, assim como muitos outros países, recebe interferência direta, principalmente por causa da desvalorização do euro e do dólar”, afirmou.

Na avaliação do líder Chinaglia, a presidenta Dilma mostra nesse diálogo com o rei Juan Carlos, que o Brasil está disposto a contribuir. “Porém, a solução exige um esforço maior da economia mundial”, acrescentou.

Emprego/PIB – O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), integrante da Comissão Mista de Orçamento, enfatizou que o Brasil tem enfrentado bem a crise, com medidas governamentais para impulsionar o desenvolvimento econômico e a distribuição de renda. “Ainda estamos vivendo um período de construção dos nossos pilares econômicos, mas sabemos que estamos no rumo certo, basta ver o índice de geração de emprego, que tem surpreendido o mundo”, afirmou.

O deputado citou os números divulgados pelo IBGE, na última sexta-feira (1º), que mostra que nos primeiros quatro meses desse ano foram criados cerca de 600 mil novos empregos. “O que reflete o dinamismo da nossa indústria”. Ele enfatizou ainda que pelos números do IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,2% no primeiro trimestre desse ano. “É um percentual abaixo do esperado, mas é positivo porque, mesmo com a crise, não houve desaceleração. Foi mantido o mesmo índice do último trimestre de 2011”, concluiu.

Vânia Rodrigues, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo