Mais de cinco anos desde o fim do segundo mandato de Lula, seu legado é visto e lembrado de forma positiva pela maioria dos brasileiros. É o que conclui uma pesquisa do Instituto Análise divulgada pelo jornal O Globo neste domingo (24).
Segundo os números publicados na coluna do jornalista Anselmo Góes, 65% avaliam os anos de governo Lula (2003-2013) como bons ou ótimos. Esse percentual é o mesmo das pesquisas feitas quando o ex-presidente completou seu primeiro ano de mandato em 2004.
O Brasil reconhece os tempos de bonança, esperança e desenvolvimento dos governos petistas. Lula é o líder disparado em todas as sondagens eleitorais – quando convenientemente é tirado dos cenários, quem lidera são os nulos e brancos. Também é considerado o mais preparado para fazer a economia acelerar.
O estudo é mais um dos tantos que atesta o óbvio: a prisão política e máquina de mentiras não são fortes o bastante para silenciar o desejo por um Brasil feliz de novo. Não há como esquecer o ex-presidente que terminou seus mandatos com aprovação recorde de 87%, entregando um País com pleno emprego, maior valorização história do salário mínimo e crescimento recorde do PIB.
O Instituto Análise é comandado pelo cientista político e sociólogo Alberto Carlos Almeida, autor dos livros A Cabeça do Brasileiro e A Cabeça do Eleitor.
Da Redação Agência PT de Notícias, com informações de O Globo