60% dos brasileiros são contra a PEC do fim do mundo, diz Datafolha

1pec55

Em mais uma grande derrota para o governo sem voto e ilegítimo de Michel Temer, 60% dos brasileiros são contra a proposta de emenda à Constituição que congela investimentos públicos por 20 anos (PEC 55, antiga PEC 241). Os dados são da pesquisa do instituto Datafolha, divulgados hoje (13), pela Folha de S. Paulo. A PEC, que prioridade do governo Temer, deverá ser apreciada nesta terça, em segundo turno, pelo Senado.

A proposta, apelidada de PEC da morte ou PEC do fim do mundo porque retira recursos de áreas importantes como saúde, educação e assistência social, foi apresentada pelo governo golpista com saída para solucionar a crise econômica. A pesquisa revela, no entanto, que para 62% dos brasileiros, a emenda trará mais prejuízos do que benefícios, contra 19% que pensam o contrário.

Dos entrevistados, apenas 24% são a favor da medida, 4% se disseram indiferentes e 12% não souberam responder. Ainda de acordo com a pesquisa, a desaprovação à PEC é maior na faixa etária entre 16 e 24 anos. Nesse grupo, a rejeição chega a 65%. Entre os maiores de 60 anos, 47% desaprovam a PEC.

No recorte por escolaridade, a desaprovação ao teto de gastos é maior entre os que têm nível superior, 68%. Entre os que têm o ensino fundamental, a rejeição ao texto é de 60%.

O Datafolha também verificou que a desaprovação à PEC é maior entre os que ganham menos. 60% para quem ganha até dois salários mínimos (R$ 1.670) e 62% para quem ganha entre dois e cinco salários mínimos (até R$ 4.400).

Apesar da rejeição à PEC, 53% afirmaram que os recursos públicos existentes hoje são suficientes, mas são mal aplicados, enquanto para 36% eles são, além de mal utilizados, insuficientes.

O instituto entrevistou 2.828 pessoas em 7 e 8 de dezembro.

PT na Câmara com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também