Núcleo Agrário do PT condena assassinato de indígena no MS

Deputado João Daniel - Foto: Gabriel Paiva

NOTA DE REPÚDIO

O Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara se associa ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI), registrando sua indignação pela morte do jovem Neri Guarani Kaiowá nessa quarta-feira (18), na Terra Indígena (TI) Nhanderu Marangatu, durante ataque à retomada dos indígenas na Fazenda Barra.

De acordo com o CIMI, a assessora especial da Casa Civil do Governo Estadual do Mato Grosso do Sul, Luana Ruiz, é a advogada da ação deferida pela Justiça Federal de Ponta Porã, que determina a proteção da Fazenda Barra, sobreposta à Terra Indígena Nhanderu Marangatu, pela Polícia Militar, com rondas ostensivas e presença 24 horas por dia. Ela também é filha de Roseli Ruiz e Pio Queiroz Silva, autores da ação e proprietários da Fazenda

Barra. Em uma verdadeira “ação entre amigos”, o CIMI destaca que a Justiça Federal autorizou a polícia estadual, cujo chefe é o governador do Estado, Eduardo Riedel, a servir como segurança privada da fazenda.

A violência contra os Guarani e Kaiowá começou na madrugada e seguiu pela manhã. A Polícia Militar arrastou o corpo de Neri para um pedaço de mata. A ação dos policiais gerou revolta entre os indígenas, que passaram a avançar para o local em que o corpo foi levado.

Registramos, assim, nosso repúdio a mais este ato de violência contra os povos indígenas e nos somamos às ações que vêm sendo tomadas pelo CIMI, encaminhando ofício ao Ministério da Justiça e Cidadania para que possa averiguar os acontecimentos ora relatados.

Brasília, 18 de setembro de 2024.

João Daniel
Deputado Federal (PT-SE), coordenador do Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo