Lula defende Pacto para o Futuro e reforma no Conselho de Segurança da ONU

Assembleia Geral da ONU. Foto: Ricardo Stuckert

Petistas elogiam a fala “irretocável” do presidente Lula na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Em seu discurso de abertura da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (24/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou os conflitos no Oriente Médio e a crise climática no mundo. Ele também criticou a incapacidade de negociação entre os líderes mundiais e defendeu uma reforma no Conselho de Segurança da ONU com representação dos países emergentes. Nas redes sociais, os parlamentares da Bancada do PT na Câmara parabenizaram o discurso “irretocável” de Lula.

Lula citou a dificuldade em aprovar o Pacto para o Futuro, documento adotado pelos países para reforçar a cooperação global. “Sua difícil aprovação demonstra o enfraquecimento de nossa capacidade coletiva de negociação e diálogo. Seu alcance limitado também é a expressão do paradoxo do nosso tempo: andamos em círculos entre compromissos possíveis que levam a resultados insuficientes”, disse Lula.

Governança

Para a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), se faz necessário uma governança global. “Importante mensagem do presidente Lula na ONU: maior parte dos países e da humanidade está excluída das decisões, enquanto as grandes potências e o sistema financeiro determinam guerras, a fome, a desigualdade e agravam a crise climática. O mundo precisa urgente de uma governança global democrática”.

“A governança global precisa ser reformada para enfrentar os desafios atuais, como as desigualdades, mudanças climáticas e inclusão digital”, concordou a deputada Ana Pimentel (PT-MG). A parlamentar mineira reforçou que o Brasil, à frente do G20, está comprometido com a construção de um futuro “mais justo e inclusivo e como nós, outros países do Sul Global, diante de seu peso político e econômico, precisam participar destas decisões, que afetam o planeta inteiro”.

“Discurso irretocável do presidente Lula na Assembleia Geral da ONU. Seu Conselho de Segurança precisa urgentemente ser reformado, com voz para países da África e América Latina. Os discursos em defesa da preservação ambiental, dos países desenvolvidos, precisam ser acompanhados de investimentos”, afirmou a deputada Carla Ayres (PT-SC).

Leia mais: Lula defende revisão da Carta da ONU em discurso à Assembleia Geral

Guerras

Lula citou o conflito entre Rússia e Ucrânia, criticou a ofensiva israelense em Gaza e disse que a guerra se expande “perigosamente” para o Líbano. “O que começou como ação terrorista de fanáticos contra civis israelenses inocentes, tornou-se punição coletiva de todo o povo palestino. São mais de 40 mil vítimas fatais, em sua maioria mulheres e crianças. O direito de defesa transformou-se no direito de vingança, que impede um acordo para a liberação de reféns e adia o cessar-fogo”, disse.

“Lula abre seu discurso na Assembleia Geral da ONU saudando a delegação Palestina que está na abertura do evento. Foi muito aplaudido. É um recado contundente contra o genocídio em Gaza”, destacou o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).

A deputada Luizianne Lins (PT-CE) escreveu que “o tempo da vergonha internacional com o inelegível na ONU passou, felizmente. Presidente Lula destaca na ONU a importância dos países ricos cumprirem seus compromissos com as nações mais pobres e com o meio ambiente. Combatendo a fome, a desigualdade de gênero e o racismo”.

Discurso na íntegra:

Lorena Vale, com agências

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo