José Airton Cirilo (CE)

 José Airton Félix Cirilo da Silva é advogado e engenheiro civil, com mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi eleito para o quarto mandato de deputado federal pelo PT do Ceará nas eleições de 2018. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Ceará, vereador de Aracati (CE), primeiro prefeito de Icapuí (CE), tendo exercido dois mandatos, e também vereador de Fortaleza (CE).

Começou sua militância política na universidade, participando e sendo presidente e vice-presidente respectivamente do Centro Acadêmico Unificado das Engenharias, Civil, Mecânica e Elétrica. Participou da Pastoral Universitária, tendo lá contribuído para a fundação do Partido dos Trabalhadores, em 1980, atuando junto ao ex-presidente Lula desde os primórdios do partido.

Os excelentes resultados das gestões em Icapuí (município que ajudou a emancipar), uma das primeiras cidades administrada pelo PT no Brasil, o levaram a concorrer ao governo do estado duas vezes. Na segunda vez, em 2002, agrupou importantes aliados, numa campanha jamais vista na história do Ceará, levou a disputa para o segundo turno, fato inédito no estado, mas acabou não eleito por uma diferença de 3.047 votos.

Foi diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Como deputado federal foi relator da Lei da Pesca e da Criação do Ministério da Pesca e Aquicultura e presidente da Comissão Mista Especial do Congresso Nacional para apreciar a chamada de MP da Seca. Atua em prol da criação da Zona Franca no Semiárido Nordestino, é municipalista e suas principais áreas de atuação são educação, social, infraestrutura, turismo, sendo um grande aliado e defensor das causas trabalhistas.

Jose Airton obteve 74.099 votos totalizados (1,61% dos votos válidos) e foi reeleito Deputado Federal pelo Ceará nas Eleições 2018. Em 2022 obteve 82.274 votos.

 

 

José Airton Félix Cirilo da Silva

Nascimento: 21/2/1957
Naturalidade: Icapuí-aracati, CE
Profissões: Advogado e Engenheiro Civil
Gabinete: 319, Anexo 4, Telefone: 3215-5319, Fax: 3215-2319

twitt_peq http://twitter.com/joseairtonPT
fb_peq http://
facebook.com/joseairtoncirilo 
internet 

ÚLTIMAS POSTAGENS